A Compreensão da Relação entre Design e Moda por Professores e Estudantes dos Cursos de Design da UNIVALI
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630112017083Palavras-chave:
ensino , moda , desingResumo
O ensino sobre a moda e a própria definição de moda são temas recorrentes por estarem em evidência, mas passaram a ser objeto de discussão apenas mais recentemente. Sendo evidenciado não apenas como produto, mas como um fenômeno próprio da sociedade moderna capitalista, o objetivo deste trabalho foi procurar compreender de que forma o público diretamente envolvido nos estudos sobre a moda associa e relaciona a moda na sua definição com o design. O público envolvido na amostra da pesquisa configurou-se a partir do corpo docente e discente dos cursos de Design da Universidade do Vale do Itajaí. A metodologia da pesquisa envolveu instrumentos de pesquisa de campo para a coleta de dados qualitativa envolvendo os estudantes e professores dos cursos de Design. Como resultados alcançados estão a identificação, a partir do público entrevistado frente aos termos e estudos publicados, sobre quais as características que definem a moda e suas relações com o design, seu conhecimento parcial sobre o tema e a indefinição clara do tema por professores que não possuem formação na área.
Downloads
Referências
ABIT. Perfil do setor. Disponível em: <http://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor#sthash.a9IVInMh.dpufhttp://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor> Acesso em: 19 fev. 2017.
AVELAR, Suzana. Moda: globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.
BORGES, Marcia de Souza e LIMA, Rita de Cássia. Representações sociais de alunos e professores do curso de Design de Moda sobre a moda. In: MATTOS, Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de (Org.). Pesquisa e formação em Moda. São Paulo: Abepem: Estação das Letras e Cores, 2015.
CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 3a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>.Acesso em 18 fev.2017.
MOURA, Monica e LAGO, Lilian. Ensino e pesquisa científica no design e na moda: caminhos que se cruzam e se realimentam. In: MATTOS, Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de (Org.). Pesquisa e formação em Moda. São Paulo: Abepem: Estação das Letras e Cores, 2015.
MORELLI, Graziela. Do empréstimo a não posse: o mito na sociedade de moda contemporânea e novas perspectivas de consumo de produtos e serviços. Palhoça: UNISUL, 2014 (tese).
O’HARA, Georgina. Enciclopédia da Moda. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
PIRES, Doroteia. Design de moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2008.
RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A cidade e a moda. Brasília: UnB, 2002.
SEBRAE. Conheça as associações e as entidades da moda no Brasil. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-as-associacoes-e-as-entidades-da-moda-no-brasil,f451088ec0467410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 20 fev. 2017
SOUZA, Gilda de Mello e. O espirito das roupas. São Paulo: Cia das letras, 1987.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Graziela Morelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".