A Compreensão da Relação entre Design e Moda por Professores e Estudantes dos Cursos de Design da UNIVALI

Autores

  • Graziela Morelli Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630112017083

Palavras-chave:

ensino , moda , desing

Resumo

O ensino sobre a moda e a própria definição de moda são temas recorrentes por estarem em evidência, mas passaram a ser objeto de discussão apenas mais recentemente. Sendo evidenciado não apenas como produto, mas como um fenômeno próprio da sociedade moderna capitalista, o objetivo deste trabalho foi procurar compreender de que forma o público diretamente envolvido nos estudos sobre a moda associa e relaciona a moda na sua definição com o design. O público envolvido na amostra da pesquisa configurou-se a partir do corpo docente e discente dos cursos de Design da Universidade do Vale do Itajaí. A metodologia da pesquisa envolveu instrumentos de pesquisa de campo para a coleta de dados qualitativa envolvendo os estudantes e professores dos cursos de Design. Como resultados alcançados estão a identificação, a partir do público entrevistado frente aos termos e estudos publicados, sobre quais as características que definem a moda e suas relações com o design, seu conhecimento parcial sobre o tema e a indefinição clara do tema por professores que não possuem formação na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Morelli, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí, SC

Docente do Curso de Design de Moda. Doutora em Ciências da Linguagem (PPGCL/UNISUL). Bacharel em Moda: Habilitação Estilismo (CEART/UDESC). E-mail: grazielamorelli@univali.br

Referências

ABIT. Perfil do setor. Disponível em: <http://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor#sthash.a9IVInMh.dpufhttp://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor> Acesso em: 19 fev. 2017.

AVELAR, Suzana. Moda: globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

BORGES, Marcia de Souza e LIMA, Rita de Cássia. Representações sociais de alunos e professores do curso de Design de Moda sobre a moda. In: MATTOS, Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de (Org.). Pesquisa e formação em Moda. São Paulo: Abepem: Estação das Letras e Cores, 2015.

CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 3a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>.Acesso em 18 fev.2017.

MOURA, Monica e LAGO, Lilian. Ensino e pesquisa científica no design e na moda: caminhos que se cruzam e se realimentam. In: MATTOS, Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de (Org.). Pesquisa e formação em Moda. São Paulo: Abepem: Estação das Letras e Cores, 2015.

MORELLI, Graziela. Do empréstimo a não posse: o mito na sociedade de moda contemporânea e novas perspectivas de consumo de produtos e serviços. Palhoça: UNISUL, 2014 (tese).

O’HARA, Georgina. Enciclopédia da Moda. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

PIRES, Doroteia. Design de moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2008.

RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A cidade e a moda. Brasília: UnB, 2002.

SEBRAE. Conheça as associações e as entidades da moda no Brasil. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-as-associacoes-e-as-entidades-da-moda-no-brasil,f451088ec0467410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 20 fev. 2017

SOUZA, Gilda de Mello e. O espirito das roupas. São Paulo: Cia das letras, 1987.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Publicado

2017-10-01

Como Citar

MORELLI, Graziela. A Compreensão da Relação entre Design e Moda por Professores e Estudantes dos Cursos de Design da UNIVALI. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 083–107, 2017. DOI: 10.5965/25944630112017083. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/10389. Acesso em: 15 abr. 2024.