Educação intercultural em entornos virtuais de aprendizagem
Autores
Marlene Zwierewicz
Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE
Antonio Pantoja Vallejo
Universidade de Jaén – UJA
Palavras-chave:
Entornos virtuais de aprendizagem, educação intercultural, interculturalidade, multiculturalidade.
Resumo
A sistematização apresentada no presente artigo trata das perspectivas existentes atualmente para a Educação Intercultural, abordando aspectos legitimadores do processo de ensino e de aprendizagem caracterizado pela interação entre os sujeitos, mesmo que estejam fisicamente distantes. Para tanto, busca-se refletir sobre conceitos que envolvem a prática intercultural, além de propor estratégias para a inclusão cultural em Entornos Virtuais de Aprendizagem - EVA. A partir dessa reflexão, contextualiza perspectivas práticas para a interculturalidade em desenvolvimento, mediante a efetivação do Projeto Internacional E-Culturas, desenvolvido pelo Grupo de Investigação IDEO da Universidade de Jaén – Espanha e efetivado por meio de acordos universitários com países da América Latina, entre os quais o Brasil, único país inserido em uma proposta bilíngüe.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência e coleta dados de acesso pela ferramenta Google Analytics e pela plataforma Open Journal Systems.