Percebendo a Educação a Distância (EAD): relato de pesquisa realizada junto a alunos do Ensino Superior
Autores
Elizete Vieira Vitorino
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave:
Educação a Distância, Sistema de EaD, Ensino Superior
Resumo
Na Educação a Distância (EaD), tem-se por convenção que os projetos de curso e de disciplinas devam ser baseados na tarefa, no aluno e no contexto no qual a aprendizagem terá lugar. É, portanto, essencial determinar as características e necessidades dos alunos. O objetivo geral desta pesquisa propôs identificar a percepção da EaD vivida a partir da análise de conteúdo do discurso do aluno do ensino superior. Optou-se por utilizar insumos da metodologia fenomenológica de pesquisa. Os formulários foram analisados de acordo com a da análise de conteúdo. Constatou-se que o aluno foi componente do sistema de EaD percebido em maior grau (41,5%), seguido do componente comunicação (36,8%), relacionados ao docente (20,4%) e, pouco representativo, o componente organização e estrutura com 1,3%. Esse resultado não elimina o papel que a universidade deve ter no sistema de EaD, pois as decisões que ela tomar podem ajudar todos os alunos, mas podem criar ou destruir a oportunidade de sucesso para o aluno de graduação que vive a EaD.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência e coleta dados de acesso pela ferramenta Google Analytics e pela plataforma Open Journal Systems.