Modelagem do vestuário a partir das percepções dos professores em Santa Catarina

Autores

  • Maicon Douglas Livramento Nishimura Universidade Federal de Santa Catarina/Mestrando em Engenharia de Produção
  • Lizandra Garcia Lupi Vergara Universidade Federal de Santa Catarina/Professora Adjunta do departamento de Engenharia de Produção
  • Leila Amaral Gontijo Universidade Federal de Santa Catarina/Professora Associada do departamento de Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312912182017068

Resumo

A modelagem é um processo fundamental para o desenvolvimento do produto de moda, afinal, é por meio dele que se concebe fisicamente a roupa. Entretanto, muitos defeitos que se apresentam no mercado poderiam ser evitados nessa etapa, a partir da adequação da peça às questões de usabilidade e o uso de medidas compatíveis com o público que se almeja atingir. Ao partir da premissa que o mercado tem buscado profissionais qualificados, com formações na área de moda, para ocupar o cargo de estilista, buscou-se conhecer sobre as percepções de professores sobre a etapa de modelagem no processo de desenvolvimento do produto de moda. Utilizou-se de entrevista semiestruturada para o levantamento dos dados e da análise de conteúdo para o tratamento dos mesmos. Participaram da pesquisa 15 professores de modelagem da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí e foi possível perceber que eles consideram a disciplina de grande importância para o desenvolvimento do produto de moda, porque é nessa etapa que o produto se materializa e a roupa é pensada ergonomicamente.

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Biografia do Autor

Maicon Douglas Livramento Nishimura, Universidade Federal de Santa Catarina/Mestrando em Engenharia de Produção

Mestrando em Engenharia de Produção na área de Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Administração Empresarial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e Moda - Habilitação em Design de Moda (em andamento) na mesma instituição.

Lizandra Garcia Lupi Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina/Professora Adjunta do departamento de Engenharia de Produção

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Estadual de Londrina ? UEL (1997), com Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, na área de Ergonomia. Atualmente é Professora Adjunto na Graduação (DEPS) e Pós-graduação (PPGEP) da Engenharia de Produção e Sistemas, na Pós-Graduação em Arquitetura (PosARQ) da UFSC e em cursos de Pós-Graduação lato sensu de Engenharia de Segurança do Trabalho e Arquitetura de Interiores. É Membro efetivo da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), e participa dos Grupos Técnicos Ergonomia do Ambiente Construído e Acessibilidade Integral, e dos Comitês Científicos de Congressos como ABERGO, ENTAC, ENCAC, ENEAC, SIMPEP, CONEM e COBEM. É líder do Grupo de Pesquisa GMETTA: Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC/CNPq). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Ergonomia, Saúde Ocupacional, Produtos com Inovação Tecnológica, Usabilidade, Arquitetura, Acessibilidade e Tecnologias Assistivas.

Leila Amaral Gontijo, Universidade Federal de Santa Catarina/Professora Associada do departamento de Engenharia de Produção

Possui graduação em Desenho Industrial pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1977), mestrado em Ergonomie - pelo Conservatoire National des Arts et Metiers (1983) , Doutorado em Ergonomia - Université de Paris XIII (Paris-Nord) (1987), na França, e Pós doutorado na Universidade de Lund, na Suécia (1998-1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia bem como em projeto de produto, tratando principalmente dos seguintes temas: ergonomia e projeto do trabalho, trabalho agrícola, ergonomia cognitiva, análise do trabalho, usabilidade, projeto de produto e Design.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

NISHIMURA, Maicon Douglas Livramento; VERGARA, Lizandra Garcia Lupi; GONTIJO, Leila Amaral. Modelagem do vestuário a partir das percepções dos professores em Santa Catarina. DAPesquisa, Florianópolis, v. 12, n. 18, p. 68–78, 2017. DOI: 10.5965/1808312912182017068. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/8712. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

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