A criança com deficiência visual: a contribuição do vestuário e do Design de Superfície na percepção tátil infantil

Autores

  • Juliana Bononi Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Cassia Leticia Carrara Domiciano
  • Marizilda Dos santos Menezes

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911162016212

Resumo

Dentre as tendências atuais para as roupas infantis, encontra-se o uso do vestuário com intuito de contribuir para o desenvolvimento e aprendizado das crianças por meio da interação com o mesmo. Desta forma, esse estudo apresenta uma investigação, através da revisão bibliográfica, com o objetivo de discutir as relações entre o desenvolvimento de crianças com e sem deficiência visual, os aspectos inclusivos do vestuário infantil e a importância do Design de Superfície na criação de texturas para esse público. Observou-se que os designers privilegiam as cores e estampas, ou seja, a textura visual, mas que atualmente também estão trabalhando o lúdico por meio de texturas táteis e acessórios no vestuário para crianças. Seria adequado questionar se tais características estão realmente proporcionando as sensações imaginadas pelo Designer ao projetá-las? Será que o vestuário que está sendo comercializado, realmente proporciona a experiência tátil desejada para essas crianças? Conclui-se que para responder essas perguntas de forma objetiva, se faz necessário aplicar testes de usabilidade junto ao próprio usuário. 

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Biografia do Autor

Juliana Bononi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Juliana Bononi 1 Cassia Leticia Carrara Domiciano2 Marizilda dos Santos MenezesJuliana

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

BONONI, Juliana; DOMICIANO, Cassia Leticia Carrara; MENEZES, Marizilda Dos santos. A criança com deficiência visual: a contribuição do vestuário e do Design de Superfície na percepção tátil infantil. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 16, p. 212–227, 2016. DOI: 10.5965/1808312911162016212. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/8563. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos