O estilo como negócio. A tendência retrô utilizada como recurso estratégico nas práticas da gestão do design
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312909112014203Resumo
Este artigo pretende analisar uma tendência no cenário atual da sociedade de consumo moderna. Reconhecer no contexto da cultura material o uso do estilo retrô como instrumento estratégico na prática da gestão do design. Apresenta-se a utilização do conceito de retrô inserido no design com apelo a formas estéticas específicas de determinadas épocas passadas, a caracterização do antigo, o uso de características clássicas marcantes utilizadas na gestão de negócios e na valorização da identidade de marcas e empresas. Empresas adotam toda a conceituação de design retrô como mecanismo estratégico da gestão do design diante do mercado de produtos e serviços. O tema revela no planejamento da gestão do design o uso da tradição e do passado como foco temático de aspectos de conteúdo. Além disso, pontua aspectos motivacionais das empresas na aplicação das estratégia de resgate das memórias materiais e culturais dos consumidores como parte do direcionamento estratégico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.