“O Boneco de Pano”: um conto como recurso para ensinar música atribuindo significado expressivo a materiais sonoros.
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312908102013199Resumo
Este trabalho refere-se à prática do estágio obrigatório do 5º período de Licenciatura em Música, cujo público alvo foram os alunos da 5ª série de uma Instituição de Educação Básica, de Itajaí – SC. O objetivo principal do artigo é refletir o aspecto comunicativo da música e sua importância na educação musical. A proposta consiste em pensar o ensino da música considerando essa área do conhecimento uma forma de discurso, verificando se um material rico em possibilidades expressivas como as cenas dramáticas de conto podem servir como recurso para musicalizar alcançando os objetivos comunicativos da música. Utilizando o conto criado pelos estagiários, a saber, “O boneco de pano”, foi feita uma sonorização da história, e a partir desses sons e ainda utilizando os valores básicos da composição musical, segundo Schafer, as propriedades do som e seus contrastes, objetivou-se um fazer musical que tivesse significado e envolvesse os alunos em um processo participativo e criativoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.