Lavaipe: arte interativa a partir da realidade virtual
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312908102013116Resumo
O estudo de caráter teórico-prático aqui apresentado tem como objetivo investigar processos tecnológicos que ampliem a interatividade de pessoas com deficiência com objetos artísticos. A partir de metodologia de cunho qualitativo, a investigação foi iniciada considerando a experiência do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão com o desenvolvimento de maquetes táteis para públicos especiais em museus de artes. Buscamos propiciar processos de maior interação direta entre público e objeto artístico considerando as contribuições do grupo Sopro Coletivo, formado por pesquisadores, artistas e estudantes de arte, que elaboraram um conjunto de propostas artísticas a fim de possibilitar acessibilidade estética por meio de tecnologias para públicos especiais. Como resultado, obtivemos a criação de quatro objetos artísticos que inicialmente foram pensados separadamente mas que, no amadurecimento do trabalho, foram articulados em forma de circuito estético.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.