O pensamento de Klauss Vianna aplicado à preparação corporal de manipuladores e à confecção de bonecos articulados.

Autores

  • Jaime Ferreira Holanda Universidade Anhembi Morumbi
  • Robson Lourenço Universidade Anhembi-Morumbi (SP)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312912182017079

Resumo

Este trabalho discute uma alternativa para a preparação do artista manipulador de bonecos dentro de seu ofício no teatro de animação. A presente pesquisa investiga as possíveis relações que o pensamento do artista e educador corporal brasileiro Klauss Vianna possa oferecer à arte de manipulação de bonecos. Para efetivar este estudo foram analisados autores das artes cênicas das áreas de expressão corporal e teatro de animação. Apresenta o procedimento de preparação corporal realizado em laboratórios experimentais com um manipulador da área do teatro de animação na cidade de São Paulo, utilizando a percepção da estrutura óssea do corpo humano ao longo do processo de pesquisa. Neste processo foi confeccionado um boneco contento as principais articulações do corpo humano. O presente artigo discorre sobre o processo de confecção do boneco articulado a partir do pensamento de Klauss Vianna. Este procedimento demonstrou ser um importante instrumento no desenvolvimento no trabalho de manipulação de bonecos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime Ferreira Holanda, Universidade Anhembi Morumbi

Graduando em Teatro e autor do projeto de Iniciação Científica: O pensamento de Klauss Vianna aplicada a maniuplação de bonecos.

Robson Lourenço, Universidade Anhembi-Morumbi (SP)

Robson Lourenço é artista, pesquisador e educador. Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, é Mestre em Artes pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e doutorando em Artes da Cena pela mesma instituição. Atualmente é professor dos Cursos de Teatro e Dança da Universidade Anhembi-Morumbi (SP).Integrou o elenco do Balé da Cidade de São Paulo de 1993 a 2009, quando atuou como solista nas principais produções do período. Atuou na cena independente paulistana dentro de grupos de improvisação cênica e também foi presidente da Cooperativa Paulista de Bailarinos-Coreógrafos. Foi coordenador de ação do Projeto Dança Vocacional no biênio 2010-11 e atua como preparador corporal e professor de companhias e produções da cidade de São Paulo. Seu foco de pesquisa integra consciência corporal, expressividade e preparação corporal para atores e bailarinos.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

HOLANDA, Jaime Ferreira; LOURENÇO, Robson. O pensamento de Klauss Vianna aplicado à preparação corporal de manipuladores e à confecção de bonecos articulados. DAPesquisa, Florianópolis, v. 12, n. 18, p. 79–92, 2017. DOI: 10.5965/1808312912182017079. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/7546. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos