A atenção na cognição inventiva e no teatro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911162016029Resumo
O artigo tem como foco a atenção, com apontamentos sobre o estudo de seu surgimento na filosofia e sua influência na psicologia moderna e no teatro. Por ser um conceito multidisciplinar, a atenção se encontra em vários campos de estudo, inclusive na arte, permitindo assim uma discussão sobre o mundo em que vivemos. Em tempos em que a quantidade de estímulos acaba por bombardear-nos de informações, o artigo trará alguns conceitos que convergem para o estudo da atenção. As referências para este estudo se encontram em publicações no campo da Educação, da Psicologia e do Teatro. O presente estudo propõe uma reflexão sobre a noção de atenção utilizada no método de aprendizagem e na cognição inventiva proposta por Virginia Kastrup, bem como a atenção no treinamento do ator/bailarino e na recepção do espectador. Relata ainda algumas práticas de atenção no teatro e na dança realizadas no Grupo de pesquisa O corpo-mente em Cena (PPGT/UDESC).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.