Práticas percussivas nas aulas de música do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911172016083Resumo
Para esta pesquisa foram utilizadas informações já existentes em vídeo que, depois de analisadas, contribuíram para compreender como a percussão é trabalhada nas aulas da disciplina curricular Artes/Música. Das 40 aulas gravadas em seis escolas da rede pública de ensino dos estados de Santa Catarina e Paraná, sete que apresentavam atividades com percussão foram selecionadas, tendo sido analisadas a partir de categorias relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem: imitação e escuta, música em conjunto, percussão como forma de musicalização e desenvolvimento psicomotor. Constatou-se que a percussão foi utilizada nas sete aulas como um meio para desenvolver a musicalização e a psicomotricidade. Atividades de imitação e escuta, bem como a prática coletiva estiveram presentes em três aulas. Conclui-se que as atividades com percussão nas aulas de música apresentaram uma grande quantidade de possibilidades e variedades de instrumentos, porém ainda são poucos os professores que se utilizam dessa prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.