Censura: ontem e hoje
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910132015031Resumo
O presente artigo analisa a atuação da censura no teatro em Santa Catarina, em três momentos distintos, permeados por três trabalhos específicos. O primeiro, é a peça Os palhaços de Miraci Dereti, censurada em Joinville/SC no ano de 1968 pelo Regime Militar. A seguir vem a peça Norigama de Borges de Garuva, que sofreu proibições em 1985 também em Joinville, já em pleno processo da abertura política, por conta de colocar o nú em cena. E por último, a peça Kassandra de Sérgio Blanco com a atriz e produtora Milena Moraes, que foi selecionada para participar da Terceira Maratona Cultural de Florianópolis, em 2013, onde a censura já deveria estar fora de nosso vocabulário, mas exigiram que a peça fosse apresentada em outro local que não o Bokarra - Casa de Tolerância - onde o espetáculo foi criado e levado ao público. Observando estes três fatos é possível perceber o quanto a censura ainda se faz presente em nosso cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.