Residências unipessoais e decisões de compra: caso do mobiliário

Autores

  • Mariana Hahnemann Gonzaga
  • Elton Moura Nickel UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312910132015094

Resumo

Durante séculos a sociedade vem se modificando e, junto com ela, a maneira como as pessoas se comportam em relação às suas moradias. Esse trabalho trata de uma análise comportamental das residências unipessoais e das pessoas que ali habitam e como isso afeta suas decisões de compra de bens de consumo. Para a pesquisa foi feita um estudo de caso com 5 pessoas que são solteiras e moram sozinhas para comparar com outra pesquisa já realizada pelo Instituto Market Analysis e verificar a se a tendência apontada pelo Instituto é concreta. Ao final do estudo foi verificado que de maneira geral, as tendências apontadas pela pesquisa do Instituto são compatíveis com os estudos de caso, mas todos possuem suas particularidades. Essa característica deve ser observada pelo mercado de nicho que visa conquistar esse público alvo, conforme ilustrado pelo mobiliário projetado em paralelo à pesquisa.

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Biografia do Autor

Elton Moura Nickel, UDESC

Formado em Design Industrial pela UDESC (2006). Mestre (2009) e Doutor (2012) em Engenharia de Produção pela UFSC. Atualmente é professor efetivo do curso de Design da UDESC.

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

GONZAGA, M. H.; NICKEL, E. M. Residências unipessoais e decisões de compra: caso do mobiliário. DAPesquisa, Florianópolis, v. 10, n. 13, p. 094-106, 2015. DOI: 10.5965/1808312910132015094. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/5056. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

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