Os usos sociais do desenho: pesquisa e projeto de tecnologia assistiva no contexto da APAE
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910132015107Resumo
Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa, de atividades pontuais que se iniciaram em 2010 e transcorrem até a atualidade. As demandas por projetos relacionados à Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa foram apontadas por profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE do município de São José, das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação, tendo por objetivo inicial a busca de soluções mais adequadas de objetos de apoio aos educandos nas atividades da vida diária, nas condições de mobilidade e nas atividades de apoio educacional. A proposta metodológica deste projeto se concentra no processo participativo de criação de artefatos com envolvimento direto dos profissionais mencionados e das pessoas com deficiência, considerando as especificidades de cada deficiência e de cada contexto de projeto. Para tanto, concluiu-se aqui como fundamental o processo contínuo de construção de modelos físicos, conceituação e criação de soluções que envolvam desde o ambiente escolar às residências dos educandos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.