Um violino eloquente: gesto e gestus do violino na cena

Autores

  • Barbara Biscaro Doutoranda junto ao Programa da pós graduação em teatro da UDESC.
  • Fernando da Costa Bresolin Mestrando junto ao Programa de Pós Graduação em Música da UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312910132015146

Resumo

Neste artigo discutem-se as relações entre música e cena partir das teorias do gesto musical e do gestus brechtiano. A intersecção das linguagens da música e do teatro nessa discussão específica se consolida a partir de um trabalho prático intitulado Récita - tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar, espetáculo de música-teatro. O foco do texto é o papel do violino tanto musicalmente quanto em cena, suas especificidades técnicas e as linguagens vinculadas ao instrumento, sublinhando seus aspectos estéticos e históricos aliados á consolidação de um repertório de Brecht e Weill dentro dos procedimentos propostos pelo espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-29

Como Citar

BISCARO, Barbara; BRESOLIN, Fernando da Costa. Um violino eloquente: gesto e gestus do violino na cena. DAPesquisa, Florianópolis, v. 10, n. 13, p. 146–155, 2015. DOI: 10.5965/1808312910132015146. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/4721. Acesso em: 1 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)