Paralelos entre a curadoria de conteúdo em redes sociais e a gestão do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910132015123Resumo
Partimos para o novo mundo, aquele em que muitas vezes o virtual é muito mais importante e relevante para a sociedade que o próprio ambiente físico. Nesse cenário, tudo se resume a dados e informações assimilados e geridos, eficientemente ou não. A gestão dessa informação já ocorre no âmbito do conhecimento explícito, ou seja, são dados e informações que já estão consolidados nos veículos de comunicação, como o livro impresso, fotografia e até a Internet. Em paralelo com essa administração da informação, o crivo, a seleção e a recomendação do conteúdo jogam um papel de igual importância no navegar por entre o imenso mar de dados.
Tanto na gestão do conhecimento como na curadoria de conteúdo, a complexidade está na inserção do conhecimento tácito no universo, ou seja, um ou mais indivíduos da organização fornecem suas experiências, crenças, sentimentos, vivências, valores, crítica etc. Este trabalho quer encontrar paralelos e pontos convergentes entre curadoria de conteúdo e gestão do conhecimento, descobrindo formas de potencializar as práticas de gestão e curadoria consolidadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.