Histórias recontadas

análise da imagem de moda com afrodescendentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129152021e0016

Palavras-chave:

Moda, Editores de moda, Consultores de imagem, Kamara, Ibrahim

Resumo

Com as manifestações antirraciais e o interesse sobre essa ação coletiva, a moda por meio do styling representa um instrumento de expressão e reflexão social. O objetivo do estudo é analisar os stylings de Ibrahim Kamara sob a perspectiva do afrofuturismo. Sabe-se que os stylings são criados para comunicar a moda e Kamara reconhece o corpo com um caráter biopolítico, corpo-história, cria narrativas com o protagonismo do afrodescendente em cenários periféricos. A seção referente ao Método aborda sobre a metodologia visual de Gillian Rose (2016), inicia pelo styling na perspectiva da fotografia de moda até chegar ao estudo de caso dos stylings de Kamara; e Afrodescendentes em editoriais de moda. Analisa-se que Kamara problematiza as referências visuais para romper esteticamente com o poderio centralizador, normalizador e tradicional propagado por olhares europeizados, estadunidenses, brancos e trafega por reflexões sobre o futuro da sociedade. Contudo, a moda exprime visualmente esses comportamentos de resistência e o styling é uma das práticas que contribui para uma construção imagética de cunho social.

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Biografia do Autor

Bruno Sousa Furtado, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP); Especializado em Moda, Artes e Contemporaneidade (2017) pela Universidade Salvador (UNIFACS); Bacharel em Moda (2009) pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Licenciando pleno em Educação Artística - Artes Plásticas (2012) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O interesses de pesquisa é em styling de moda, moda, imagem de moda, criação, antropologia, cultura, artes,  fotografia, consumo e educação. 

Adriana de Fátima Valente Bastos, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE

Professora efetiva no Instituto Federal de Pernambuco - IFPE. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Marketing no Interesse Social (MIS). Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV / EAESP (2019) na linha de pesquisa estratégias de marketing. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB / PPGA (2013), com área de concentração gestão organizacional e linha de pesquisa em marketing e sociedade. Possui graduação em Administração pela UFPB (2010). Tem pesquisado nas áreas de Marketing Social, Macromarketing, Comportamento do Consumidor, Pesquisa Transformativa do Consumidor.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

FURTADO, Bruno Sousa; BASTOS, Adriana de Fátima Valente. Histórias recontadas: análise da imagem de moda com afrodescendentes. DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, p. 01–23, 2021. DOI: 10.5965/18083129152021e0016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/18186. Acesso em: 7 nov. 2024.

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