A condição da imagem. Da imagem e de suas questões.
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914222019049Palavras-chave:
imagem, história da arte, teoriaResumo
O presente artigo objetiva traçar um breve histórico e levantar questões acerca das narrativas sobre arte e imagem. De tal feita, foi elaborado levantamento e concisa análise de textos fundamentais para a compreensão da imagem numa tradição ocidental. O início da questão parte da própria palavra imagem e de sua correspondente latina, a palavra imago. Problematizou-se a considerada primeira narrativa de história da arte – Vidas, de Giorgio Vasari – com o intuito de analisar uma tradição então iniciada, ou “inventada”, de história da arte. Após Vasari, muitos outros escreveram história da arte e foram aos poucos modificando aquela que no século XIX veio a transformar-se numa disciplina acadêmica. O levantamento histórico almeja encorajar profissionais de diversas áreas do “conhecimento imagem” a abordarem teorias de uma disciplina que vem apresentando abertura e – segundo as prerrogativas de Aby Warburg, Hans Belting, Didi-Huberman, Horts Bredekamp, entre outros – tem a imagem como questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.