Entre linhas: a pesquisa na formação de professores em Artes Visuais e as aproximações com um jantar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914222019033Palavras-chave:
pesquisa, jantar, escrita, formação de professores, Artes VisuaisResumo
Na busca constante por realizar paralelos entre o processo de pesquisa com algo próximo à realidade, no presente texto, propõe-se pensar a relação entre a pesquisa e a preparação de um jantar. Com base no Materialismo Histórico-Dialético, convidam-se diferentes autores para esse jantar inusitado e hipotético, dentre eles Demo (2007); Buján, Frade e Silva (2014); Silva (2015); Marques (2006); Saviani (1984); o artista Rirkrit Tiravanija (2002; 2010); e a artista Judy Chicago (1974-1979). Ao longo da presente reflexão, aproxima-se o processo da organização de um jantar com o da elaboração de um projeto; o jantar ao processo de pesquisa; e a estética do prato à estética da escrita. No decorrer do texto, percebe-se que o jantar é apenas um pretexto para reunir os autores a fim de estabelecer uma reflexão sobre algumas questões, como o processo de pesquisa, a formação de professores nas licenciaturas em Artes Visuais, a leitura e a escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.