Estratégias de design para o desenvolvimento de produtos de moda na perspectiva da sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0033

Palavras-chave:

Moda, Ambientalismo, Desenvolvimento sustentável, Designers de moda

Resumo

Diante de um cenário de insustentabilidade ambiental onde a indústria da moda encontra-se inserida, devido a produção e consumo excessivo de recursos naturais aliado ao modelo de desenvolvimento econômico, o presente artigo objetiva investigar e sintetizar estratégias presentes na literatura relacionada ao design para a sustentabilidade para promover o enfrentamento deste cenário, bem como direcionar a prática do profissional designer de moda. A metodologia utilizada neste estudo foi orientada pelo método de revisão bibliográfica integrativa associado à representação gráfica de síntese, onde foi construída uma mandala com a intenção de representar a síntese das estratégias propostas. O estudo mostrou como, de fato, o designer de moda exerce grande influência na mudança para o novo paradigma sustentável, ao compreender com profundidade todo o sistema de moda, bem como ao reconhecer a complexidade e dificuldades que demandam novas estratégias para o desenvolvimento de produtos com vistas a novos estilos de vida que respeitem o ciclo de vida, previstos nas dimensões que regem o desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Andréia Mesacasa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Possui Graduação em Moda - Habilitação em Estilismo (2003) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialização em Moda, Criação e Produção (2005) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestrado em Desenvolvimento Regional (2012) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Doutorado em Design (2018) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente efetiva dos Cursos Técnicos em Modelagem do Vestuário, Concomitante em Produção de Moda e Superior de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Erechim. Tem experiência na área de Design de Moda, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, Desenho, Materiais e Processos Têxteis e Ecodesign.

Patrícia Sorgatto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Especialista em Psicopedagogia; Licenciada em Pedagogia;Tecnóloga em Design de Moda.

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Mesacasa, A., & Sorgatto, P. (2020). Estratégias de design para o desenvolvimento de produtos de moda na perspectiva da sustentabilidade. DAPesquisa, 15, 01-22. https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0033

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