As infinitas máscaras da cidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/10.5965/1808312902042007128Palavras-chave:
Espaço Teatral, Concepção do Espetáculo, Explosão do Espaço Teatral, Teatro CatarinenseResumo
Com este estudo, tenho por objetivo o resgate das iniciativas realizadas nas décadas de 1980 e 1990 por grupos de teatro de Florianópolis que se serviram do sentido simbólico e monumental de espaços de tipologia não-italiana, componentes do patrimônio histórico e cultural dessa cidade, para a composição da obra de arte teatral.Downloads
Referências
ADAMS, Betina. Preservação Urbana: gestão e resgate de uma história: patrimônio de Florianópolis. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.
FUNARI, Pedro Paulo e PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
JAVIER, Francisco. El Espacio Escénico como Sistema Significante. Buenos Aires: Leviatán, 1998.
LE GOFF, Jacques. Por Amor às Cidades. São Paulo: UNESP, 1998.
LIMA, Fátima Costa. Espaços de Encontro no Teatro e no Carnaval. Florianópolis: Dissertação de Mestrado FAED/UDESC, 2003 (inédita).
LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Das Vanguardas à tradição: arquitetura, teatro & espaço urbano. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de Jacó Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva,1999.
ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Tradução e apresentação de Yan Michalski. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.