Avaliação da dinâmica vocal de um grupo de alunos-atores
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129030520081295Palavras-chave:
Dinâmica vocal, Alunos-atores, Técnicas vocaisResumo
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o progresso da dinâmica vocal de um grupo de alunos do curso de artes cênicas durante o desenvolvimento da disciplina de expressão vocal. Para tal foi proposto o acompanhamento dos alunos durante três semes- tres consecutivos através de um protocolo de avaliação que pudesse fornecer subsídios, tanto para o aluno, como para o professor, para o delineamento do trabalho com técnicas vocais que desenvolvessem a expressão adaptada às exigências da voz profissional. Esse protocolo consistiu na avaliação dos tempos de fonação para os fonemas /s/, /z/, /a/,
/i/ e /u/ e consequente análise das medidas de tempo máximo de fonação e relação entre os fonemas /s/-/z/. Os resultados mostraram que os alunos se beneficiaram do uso des- sas medidas para guiar seu aperfeiçoamento técnico e o professor pôde orientar melhor a proposta pedagógica e até mesmo rastrear encaminhamentos específicos para preservar a saúde vocal dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.