O acontecimento teatral como proposta política, paralelos entre o teatro do oprimido e o teatro pós-dramático

Autores

  • Heloisa Marina da Silva UDESC
  • Stephan Baumgartel UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008983

Palavras-chave:

Teatro pós-dramático, Teatro do oprimido, Estética teatral

Resumo

O teatro pós-dramático, corrente estética estudada principalmente pelo teórico alemão Hans Thies-Lehmann, tem como uma de suas características a exploração do teatro como acontecimento, da particularidade de ser uma tipo de arte que acontece na presença mutua entre aqueles que a executam e seus respectivos espectadores. Assim também ocorre na proposta de Augusto Boal: o teatro do oprimido. Entretanto cada estética apresenta propostas políticas particulares, apresentando pontos de convergencia e divergia, melhores explorados no decorrer desse trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

DA SILVA, Heloisa Marina; BAUMGARTEL, Stephan. O acontecimento teatral como proposta política, paralelos entre o teatro do oprimido e o teatro pós-dramático. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 983–991, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008983. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15641. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artes Cênicas