Ação pianística e coordenação motora: aspectos inerentes à atividade músico-instrumental com vistas à otimização da técnica com foco no conteúdo musical

Autores

  • Maria Bernardete Castelan Póvoas Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008751

Palavras-chave:

ação pianística, coordenação motora, técnica, interdisciplinaridade

Resumo

Neste artigo são apresentados pressupostos interdisciplinares e representa parte da pesquisa “ação pianística e coordenação motora – relações interdisciplinares” cuja origem está no fato de o movimento corporal, um ato motor, ser o meio que possibilita a realização músico-instrumental. Os objetivos deste trabalho são levantar e discutir argumentos interáreas, estabelecendo-se conexões teórico-práticas entre argumentos inerentes à coordenação como classificação das habilidades motoras, feedback e tipos de prática e soluções técnico-instrumentais, neste trabalho a simplificação do movimento por redução de distâncias. As correlações levantadas permitem antecipar benefícios para o desempenho global do pianista quando estas matérias são consideradas no contexto da prática pianística.

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan. Ação pianística e coordenação motora: aspectos inerentes à atividade músico-instrumental com vistas à otimização da técnica com foco no conteúdo musical. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 751–763, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008751. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15582. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Música