Contaminações e desvios nas pinturas da América Latina; Academicismo e Modernismo na América Latina

Autores

  • Rosângela Cherem UDESC
  • Ana Lúcia Oliveira Fernandez Gil UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808372903052008050

Palavras-chave:

Academicismo, Modernismo, História da Arte, Pintura, América Latina

Resumo

Este artigo se apresenta como um breve levantamento de problemáticas próprias a História da Arte, particularmente no que diz respeito ao pensamento plástico e sua relação com as rupturas e desvios encontrados na produção pictórica da América Latina. Aborda duas questões que reverberam, destacando em Cândido Portinari e Oswaldo Guayasamin uma assimilação que advém como repetição das experimentações vanguardistas, e salientando em Raquel Forner e José Silveira D’Ávilla certas renitências barrocas.

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

CHEREM, Rosângela; OLIVEIRA FERNANDEZ GIL, Ana Lúcia. Contaminações e desvios nas pinturas da América Latina; Academicismo e Modernismo na América Latina. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 050–060, 2019. DOI: 10.5965/1808372903052008050. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15342. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Artes Visuais