A marca coletiva e territorial de São Bonifácio/SC: um caso de promoção de desenvolvimento micro-territorial

Autores

  • Mauro de Bonis Almeida Simões Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312904062009497

Palavras-chave:

marca, sustentabilidade, comunidade, empoderamento

Resumo

Entre 2005 e 2008 foi planejado e executado o Projeto Farol de Pesquisa Participativa / Projeto Microbacias 2 / EPAGRI do município de São Bonifácio, o qual deflagrou uma série de atividades que acabaram por se configurar num embrionário processo de Desenvolvimento Micro- Territorial Sustentável. Para esta oportunidade foi construída a Marca Coletiva e Territorial do micro- território de São Bonifácio, tendo os pensamentos sistêmico e complexo como fundamentos, os quais também animaram o resgate da experiência de construção desta Marca e a discussão do presente artigo e temas correlatos. Todavia, este artigo é parte de uma pesquisa maior, ainda em curso, a qual dialeticamente analisa a construção desta Marca e da Cesta de Bens Territoriais de São Bonifácio e, sobretudo, os efeitos produzidos por estas intervenções na dinâmica das redes de sociabilidades do micro-território catarinense em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

SIMÕES, Mauro de Bonis Almeida. A marca coletiva e territorial de São Bonifácio/SC: um caso de promoção de desenvolvimento micro-territorial. DAPesquisa, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 497–515, 2018. DOI: 10.5965/1808312904062009497. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14217. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Design