A música como narrativa de identidade nacional no Brasil de 1900 a 1950
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009530Palavras-chave:
música, identidade nacional, linguagemResumo
A identidade nacional é criada com o intuito de criar a imagem de uma nação consoante os interesses e critérios relevantes de cada período histórico e o pensamento hegemônico, pelos quais se busca uma unidade, forjadora de um elo imaginário que une uma população e fortalece o conceito de nação e de sua soberania através de elementos e símbolos significativos. Ela é desenvolvida a partir de discursos que operam de forma pedagógica nos indivíduos. Estes discursos podem se manifestar em diversas linguagens, sendo a música uma delas. Pode-se notar que a formação da música popular brasileira do fim do século XIX e começo do XX está diretamente ligada ao fomento do capitalismo, cresceu junto à urbanização e ao surgimento de novas classes sociais e econômicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.