Duas danças no contexto do salão burguês
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009434Palavras-chave:
música de salão, música para piano, salão burguêsResumo
O principal objeto deste artigo é a comparação de duas obras para piano escritas na primeira metade do século XIX, uma Mazurka de Chopin e uma Polka-Mazurka de J.
J. Goyanno, a fim de registrar diferenças e afinidades entre um compositor brasileiro e o ‘arquétipo’ europeu. Também se fez uma pesquisa das características musicais da dança Mazurka e de sua estilização no contexto do salão burguês. A comparação entre as peças se deu através de análises motívicas, formais, rítmicas e texturais. Para tanto, os principais referenciais analíticos foram Schoenberg e Réti.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.