Observações sobre os retratos em Víctor Meirelles
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009318Palavras-chave:
imagem, pintura, Victor Meirelles, sensibilidade, percepçõesResumo
Coleção de retratos ou regime de verdades situado na própria pintura, os rostos e corpos de Víctor Meirelles indicam inquietações plásticas que mais misturam do que rompem as diferenças entre as convenções acadêmicas e as experimentações vanguardistas. Em diversas de suas telas e estudos, relacionando a obra de arte à sobrevivência das formas, observa-se alterações pertencentes ao ciclo de esvaziamentos e renovações, esquecimentos e renitências. Encenando os procedimentos pictóricos como uma aparição que perturba a superfície pictórica, pode-se reconhecer aí uma operação que apresenta a imagem como semelhança deslocada que atua em des-tempo, constituindo-se como um trabalho de auto- referencialidade ou meta-pintura que relaciona o mais remoto ao contemporâneo, vetando ao presente a prerrogativa da última palavra.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.