Família, psicologia e deficiência contribuições de Lacan e Wallon na construção do sujeito

Autores

  • Priscila Anversa Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312905072010193

Palavras-chave:

família, psicologia, deficiência, inclusão

Resumo

Este artigo discorre sobre aspectos da problemática entre família e escola, considerando os estudos na área da Psicologia da Família, que emerge para a compreensão da constituição do sujeito em seu contexto. Para delinear a construção da pessoa, utilizam-se os estudos de Lacan e Wallon, de forma a situar as implicações da formação do sujeito e dos complexos familiares como ponte para as discussões sobre educação e família, que estão associadas à etapa de constituição do sujeito nos primeiros anos de vida. Nessa conjuntura, será articulada a questão da inclusão, da deficiência e dos estigmas, acarretados a partir deste aporte discutido sobre família e psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

ANVERSA, Priscila. Família, psicologia e deficiência contribuições de Lacan e Wallon na construção do sujeito. DAPesquisa, Florianópolis, v. 5, n. 7, p. 193–202, 2018. DOI: 10.5965/1808312905072010193. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14086. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artes Visuais