Iniciativas impressas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312905072010159Palavras-chave:
publicação de artista, circuitos paralelos, estratégias expositivasResumo
Esse artigo constrói um breve mapeamento de iniciativas quanto à produção em publicação de artista no campo das artes visuais desde os anos 1960/70 até a atualidade. Os exemplos escolhidos trazem uma multiplicidade de usos da publicação em diferentes situações levantadas por coletivos de artistas. Incluem propostas expositivas, estratégias de circulação, coletivos editoriais, periódicos, etc. A partir da falta de interesse e reconhecimento institucional para com a publicação de certos materiais, podemos perceber a mobilização dos artistas e coletivos no sentido de criar estratégias para apresentação e circulação dos seus trabalhos, criando circuitos paralelos, organizações sem fins lucrativos para circular, produzir e vender, além da articulação através de redes alternativas de
produção e intercâmbio de publicações. Através do estudo das iniciativas que permeiam a publicação de artista, buscamos discutir como os conceitos intrínsecos ao trabalho de publicação reverberam nas estratégias e práticas criadas para apresentação e circulação dessa produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.