Imaginação e dramaturgia na criação verbal do ator
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312905072010112Palavras-chave:
dramaturgia, ator, improvisação, imaginaçãoResumo
Experiências teatrais que não partem de um texto escrito e criam sua dramaturgia a partir da improvisação do ator trazem novos problemas para pensar a criação e o uso da linguagem verbal no teatro. Um aspecto importante nesse tipo de processo são os recursos nos quais o ator pode se apoiar para chegar na fala. Ela vai ter uma origem primeira nas ações criadas para a cena. Desse modo, a imaginação, como um material interior do qual o ator lança mão, assume um papel importante. É ela que vai dar suporte para que ele chegue ao signo verbal, o qual nasce da relação orgânica entre corpo e mente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.