Ana Mendieta: cenas sacrificais entre o humano e o animal

Autores

  • Elisa Schmidt Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312905072010103

Palavras-chave:

ana mendieta, gênero, humano, animal, performance

Resumo

O presente artigo articula teorias e percepções acerca das fronteiras entre o humano e o animal a partir da performance “Feathers on a woman” (1972), “Dead Chicken (1972) e “Body Tracks” (1974), da artista cubana Ana Mendieta. Nestas performances se observa o sacrifício como uma ação que evidencia as zonas fronteiriças da identidade humana. Por meio das imagens de sacrifício implícitas nas obras de Mendieta, desenvolve-se reflexões acerca de elementos rituais que chegam à percepção como grotesco.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

SCHMIDT, Elisa. Ana Mendieta: cenas sacrificais entre o humano e o animal. DAPesquisa, Florianópolis, v. 5, n. 7, p. 103–111, 2018. DOI: 10.5965/1808312905072010103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14078. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artes Cênicas