Jacques Copeau e sua influência na EAD e no moderno teatro brasileiro

Autores

  • Juliana Riechel Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nathalie Soler Universidade do Estado de Santa Catarina
  • José Ronaldo Faleiro Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312905072010092

Palavras-chave:

alfredo mesquita, jacques copeau, teatro brasileiro

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar como os pensamentos e princípios teatrais defendidos pelo diretor, autor e ator francês Jacques Copeau chegaram ao Brasil, através do também diretor e autor brasileiro Alfredo Mesquita. Este ansiava por uma renovação do ator e do teatro brasileiro. Para isso, funda, em São Paulo, a Escola de Arte Dramática que passa a ter como base os ensinamentos de Jacques Copeau, um dos grandes reformadores do Teatro Francês. Este, por sua vez, havia fundado em paris uma Escola para atores, o Vieux Colombier. Para a realização desta pesquisa foram lidos textos escritos por Copeau, muitos traduzidos pelo Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro, e discussões sobre o trabalho da Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita e sua contribuição no moderno teatro brasileiro. Assim, foram levantados pontos de aproximação e afastamento entre Jacques Copeau e Alfredo Mesquita na prática das duas Escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Riechel, J., Soler, N., & Ronaldo Faleiro, J. (2018). Jacques Copeau e sua influência na EAD e no moderno teatro brasileiro. DAPesquisa, 5(7), 092-102. https://doi.org/10.5965/1808312905072010092

Edição

Seção

Artes Cênicas