Jacques Copeau e sua influência na EAD e no moderno teatro brasileiro

Autores

  • Juliana Riechel Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nathalie Soler Universidade do Estado de Santa Catarina
  • José Ronaldo Faleiro Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312905072010092

Palavras-chave:

alfredo mesquita, jacques copeau, teatro brasileiro

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar como os pensamentos e princípios teatrais defendidos pelo diretor, autor e ator francês Jacques Copeau chegaram ao Brasil, através do também diretor e autor brasileiro Alfredo Mesquita. Este ansiava por uma renovação do ator e do teatro brasileiro. Para isso, funda, em São Paulo, a Escola de Arte Dramática que passa a ter como base os ensinamentos de Jacques Copeau, um dos grandes reformadores do Teatro Francês. Este, por sua vez, havia fundado em paris uma Escola para atores, o Vieux Colombier. Para a realização desta pesquisa foram lidos textos escritos por Copeau, muitos traduzidos pelo Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro, e discussões sobre o trabalho da Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita e sua contribuição no moderno teatro brasileiro. Assim, foram levantados pontos de aproximação e afastamento entre Jacques Copeau e Alfredo Mesquita na prática das duas Escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

RIECHEL, Juliana; SOLER, Nathalie; RONALDO FALEIRO, José. Jacques Copeau e sua influência na EAD e no moderno teatro brasileiro. DAPesquisa, Florianópolis, v. 5, n. 7, p. 092–102, 2018. DOI: 10.5965/1808312905072010092. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14077. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artes Cênicas