Possível diálogo entre o teatro de mamulengo e o teatro de revista

Autores

  • Alex de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312905072010016

Palavras-chave:

teatro de revista brasileiro, teatro de bonecos popular brasileiro, teatro de mamulengo

Resumo

O presente artigo propõe-se a evidenciar elementos estruturais do Teatro de Revista brasileiro e do Teatro de Bonecos Popular brasileiro, como Cassimiro Côco, João Redondo, Babau e principalmente o Mamulengo, criando um diálogo alegórico entre os gêneros teatrais a fim de verificar quais os pontos convergentes e divergentes entre os mesmos. Partindo da comparação entre estruturas funcionais, analisam-se as origens, as áreas de atuação e seus contextos sócio-culturais e uma função cênica em comum – a do Compère / Mateus – entre as linguagens. Sendo estas manifestações artísticas absolutamente distintas, não se busca encontrar pontos em comum com a finalidade de ligá-las uma à outra, pois certamente esta ligação nunca existiu de fato. Contudo, o diálogo imaginário proposto entre alegorias que representariam estas manifestações instiga a conhecer um pouco mais algumas características que curiosamente se cruzam.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

DE SOUZA, Alex. Possível diálogo entre o teatro de mamulengo e o teatro de revista. DAPesquisa, Florianópolis, v. 5, n. 7, p. 016–024, 2018. DOI: 10.5965/1808312905072010016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14069. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artes Cênicas