Processos de intertextualidade na homenagem musical: um estudo sobre Homenagem a Camargo Guarnieri de Almeida Prado
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011404Palavras-chave:
homenagem musical, música brasileira para piano, intertextualidade, Almeida Prado, Camargo GuarnieriResumo
Este artigo tem como objetivo verificar a ocorrência de processos de intertextualidade na obra para piano Homenagem a Camargo Guarnieri de José Antonio de Almeida Prado (1943-2010), escrita em homenagem a Camargo Guarnieri (1907-1993), com o intuito de oferecer subsídios para a preparação e construção de uma possível interpretação desta obra, levando-se em conta a presença de elementos estilísticos do universo de obras do homenageado. Esta obra foi escrita em 1987, como parte do caderno Homenagem a Camargo Guarnieri, organizado pelo pianista e professor José Eduardo Martins e editado pela ECA/USP. A análise da obra em questão foi realizada tendo por base a teoria da influência musical elaborada por Joseph Straus em seu livro Remaking the Past: Musical Modernism and the Influence of the Tonal Tradition (1990). A análise permitiu verificar a ocorrência de duas categorias de procedimentos composicionais listados por Straus, a Motivicização e a Centralização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.