A Aplicação de Figuras e Elementos Retóricos em Dois Ofertórios de André da Silva Gomes
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011391Palavras-chave:
musicologia, retórica musical, André da Silva GomesResumo
A partir dos estudos de George J.Buelow, Dietrich Bartel e Leonard G.Ratner, a musicologia tem se mostrado cada dia mais atenta aos problemas das significações tópicas e suas construções retóricas. Tais investigações são tratadas como via de acesso às formas de concepção da música anterior ao século XIX, contribuindo para o entendimento da condição do pensável e por estar ampliando as questões de compreensão do discurso musical. No universo luso-brasileiro, os estudos sobre a retórica musical estão em fase inicial, porém, sem ainda equacionar o problema dentro de uma concepção sistemática, considerando a música. O objetivo deste trabalho é apresentar a possibilidade da aplicação de elementos retóricos em dois ofertórios de André da Silva Gomes e igualmente observar o domínio do uso da linguagem retórica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.