A Aplicação de Figuras e Elementos Retóricos em Dois Ofertórios de André da Silva Gomes

Autores

  • Eliel Almeida Soares Universidade de São Paulo
  • Diósnio Machado Neto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312906082011391

Palavras-chave:

musicologia, retórica musical, André da Silva Gomes

Resumo

A partir dos estudos de George J.Buelow, Dietrich Bartel e Leonard G.Ratner, a musicologia tem se mostrado cada dia mais atenta aos problemas das significações tópicas e suas construções retóricas. Tais investigações são tratadas como via de acesso às formas de concepção da música anterior ao século XIX, contribuindo para o entendimento da condição do pensável e por estar ampliando as questões de compreensão do discurso musical. No universo luso-brasileiro, os estudos sobre a retórica musical estão em fase inicial, porém, sem ainda equacionar o problema dentro de uma concepção sistemática, considerando a música. O objetivo deste trabalho é apresentar a possibilidade da aplicação de elementos retóricos em dois ofertórios de André da Silva Gomes e igualmente observar o domínio do uso da linguagem retórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Como Citar

SOARES, Eliel Almeida; MACHADO NETO, Diósnio. A Aplicação de Figuras e Elementos Retóricos em Dois Ofertórios de André da Silva Gomes. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 391–403, 2018. DOI: 10.5965/1808312906082011391. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14023. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Música