Interseções entre paisagem e retrato na obra de mulheres artistas da América Latina: A produção artística de Ana Mendieta
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011273Palavras-chave:
paisagem, retrato, alteridade e identidade, Ana MendietaResumo
O presente texto explora os possíveis nexos entre paisagem e retrato na produção artística contemporânea, focando a obra de Ana Mendieta. Trata-se de pensar o corpo humano como paisagem (ou vice-versa) com base em uma poética da “representabilidade” (Didi-Huberman) e de espaços inventados (Caillois). Na história da arte, o corpo sempre foi utilizado pelos artistas como suporte ou mesmo como obra de arte em potencial. De fato, nesse incessante processo de reinvenção do corpo como objeto de arte nascem retratos como paisagens e paisagens como retratos, os quais colocam em evidência os problemas da visibilidade, da alteridade e da identidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.