Abordagem semiótica: em busca de uma (outra) Curitiba presentificada
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011212Palavras-chave:
Nego Miranda, semiótica, intertextualidade, interdiscursividadeResumo
O presente artigo tem como objetivo de pesquisa analisar uma fotografia do livro “A eterna solidão do vampiro” de Nego Miranda, artista paranaense que faz uma série de fotos da cidade Curitiba, sob o ponto de vista dos contos do escritor Dalton Trevisan, tendo como base teórica a semiótica francesa de A. L. Greimas, porém, a partir da leitura de textos de seus seguidores, em especial nos estudos pautados por Ana Claudia Oliveira, da qual, o texto “Semioses Pictóricas” serviu de exemplo, bem como, de certa maneira de metodologia de análise para a presente pesquisa. Completando o estudo, faço uso também, dos princípios teóricos das questões intertextuais e interdiscursivas, para a construção de novos olhares a partir da reconstrução da obra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.