A contribuição da gestão de design para a conscientização do consumo responsável como alternativa para o desenvolvimento sustentável

Autores

  • Antonio Martiniano Fontoura Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Camila de Cássia das Dores Ogava Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eugenio Andrés Díaz Merino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312907092012510

Palavras-chave:

gestão de design, consumo, sustentabilidade

Resumo

Compreender e discutir a importância da contribuição da gestão de design nas mudanças culturais acerca do consumo, que deverão ocorrer na sociedade para que a mesma possa seguir por caminhos de desenvolvimento sustentável. Desta forma o estudo observou as ações do design como articulador do consumo, que passa de um consumo voltado para sobrevivência, chegando ao padrão de consumismo, ou seja, consumo exacerbado, que tem uma relação direta com o desgaste social e ambiental da atualidade. Após debater estes conteúdos, conclui-se que para que hajam mudanças na produção e no consumo, são necessárias profundas mudanças culturais na sociedade. Enfatiza-se, ainda, a condição comunicadora de valores que a gestão de design pode inserir nos produtos com o intuito de levar conceitos de conscientização à sociedade, de forma que a mesma possa, com o tempo, se adequar a essa nova realidade de desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

Martiniano Fontoura, A., das Dores Ogava, C. de C., & Andrés Díaz Merino, E. (2018). A contribuição da gestão de design para a conscientização do consumo responsável como alternativa para o desenvolvimento sustentável. DAPesquisa, 7(9), 510-526. https://doi.org/10.5965/1808312907092012510

Edição

Seção

Design

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)