As cirandas brasileiras e sua inserção no ensino fundamental e nos cursos de formação de docentes

Autores

  • Maristela Loureiro
  • Sonia Albano de Lima

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312907092012393

Palavras-chave:

ciranda, diversidade, educação básica, formação de docentes, identidade nacional

Resumo

O artigo descreve as diferentes modalidades de Cirandas que circundam o repertório musical brasileiro e a sua importância na formação da nossa identidade nacional, na educação básica e nos cursos de formação de docentes. O levantamento bibliográfico, documental e musical aqui exposto demonstra que a Ciranda é uma dança com características rítmicas e melódicas definidas que sofreu transformações culturais atribuídas ao fenômeno da circularidade cultural. Assim, o seu resgate como raiz da cultura brasileira é fundamental em uma sociedade de consumo, como resistência a um possível anestesiamento dos sentidos e da crítica dos sujeitos.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

LOUREIRO, Maristela; LIMA, Sonia Albano de. As cirandas brasileiras e sua inserção no ensino fundamental e nos cursos de formação de docentes. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 393–410, 2018. DOI: 10.5965/1808312907092012393. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13971. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Música