Televisão e educação: possibilidades educacionais a partir de programas televisivos

Autores

  • Fabíola Burigo Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karin Zapelini Orofino Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312907092012174

Palavras-chave:

educação, ensino de artes visuais, mídia-educação, televisão, desenhos animados

Resumo

Tem-se neste artigo o intuito de trazer a mídia-educação como uma tendência contemporânea. O estudo centra-se na abordagem da televisão relacionada à educação, extensivo ao ensino de artes visuais. Constata-se através de um referencial teórico atual que a presença desta mídia no cotidiano das crianças e adolescentes ainda é majoritária e, portanto, a relação desses com a televisão é de grande relevância para o contexto educacional e permite maior aproximação com a realidade vivida pelos educandos. Considerando as potencialidades educacionais a partir de programas televisivos, bem como a atuação das autoras como professoras de artes visuais em escolas da rede pública e privada, realizou-se uma pesquisa de recepção em turmas de 7o ano do Ensino Fundamental II, a qual constitui uma pequena parte neste trabalho. Os desenhos animados foram escolhidos entre os programas preferidos entre eles. Por isso, apresenta-se também neste trabalho questões referentes a esses textos sincréticos e suas possibilidades de análise. 

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Costa, F. B., & Orofino, K. Z. (2018). Televisão e educação: possibilidades educacionais a partir de programas televisivos. DAPesquisa, 7(9), 174-189. https://doi.org/10.5965/1808312907092012174

Edição

Seção

Artes Visuais