O professor dialógico: algumas propostas práticas para uma oficina teatral
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012074Palavras-chave:
professor dialógico, facilitador, teatro com comunidadesResumo
O artigo reflete em torno da figura do professor dialógico ou facilitador no contexto da prática teatral em comunidades. A partir das minhas próprias experiências de trabalho com diferentes grupos da sociedade peruana, parto do pressuposto de que ao conduzir oficinas de teatro devemos fugir dos estereótipos ligados à condição social, gênero ou raça para nos relacionarmos diretamente com as pessoas presentes. Entendendo que neste tipo de processos não existem fórmulas, apresentarei algumas alternativas para orientar o trabalho do professor, tais como: dar ênfase ao processo e não ao produto, estar muito receptivo às propostas dos participantes, ter flexibilidade na condução da oficina, criando um ambiente de trabalho de liberdade, ter segurança no processo, estar disposto a assumir tarefas alheias às do professor, e reconhecer os seus próprios limites. A base da relação dialógica entre professor e participantes deve ser recriada no decorrer de cada processo, no qual ambos, através da prática teatral, aprendem juntos a desenvolver estas capacidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.