Constantin Stanislavski e o estúdio de ópera do Teatro Bolshoi: percursos e pensamentos sobre ópera
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012037Palavras-chave:
ópera, Stanislavski, cantor-ator, Teatro BolshoiResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o percurso do renomado ator e diretor de teatro Constantin Stanislavski em suas atividades operístico-musicais e, de forma especial, o Estúdio de Ópera que ele dirigiu a partir de 1918. Stanislavski teve um envolvimento com ópera e musicais desde a infância, como espectador, e posteriormente como cantor-ator amador, diretor do Conservatório Musical de Moscou e diretor do Estúdio de Ópera do Teatro Bolshoi. O mestre russo levou para o campo da ópera as suas pesquisas e seu “sistema” de atuação, fazendo com que os cantores desenvolvessem suas aptidões como atores e buscassem uma maior interação entre os elementos da cena, da voz e da música. Seu treinamento no Estúdio de Ópera culminou em diversas apresentações e montagens de óperas, apresentadas no espaço do Estúdio e no Teatro de Arte de Moscou.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.