Mediação audiovisual: uma tecnologia para a educação continuada de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social

Autores

  • Letícia de Andrade Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala
  • Allan Henrique Gomes Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um percurso de formação realizado com trabalhadoras da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS/Joinville – SC. O programa de formação foi desenvolvido em parceria com a secretaria municipal de assistência social e configurou-se como projeto de extensão universitária. Contou com a participação de dezoito trabalhadoras e foi realizado em sete encontros, tendo cada um deles aproximadamente três horas de duração. O objetivo da formação foi promover encontros com trabalhadoras de diferentes serviços da proteção social básica sobre suas experiências e processos de trabalho no SUAS. Os encontros tiveram como recurso metodológico as oficinas estéticas, com ênfase na mediação audiovisual e privilegiaram a audiência de obras cinematográficas produzidas em Joinville - SC. A orientação teórica e metodológica deste trabalho foi a Psicologia Sócio Histórica em diálogo com algumas leituras e conceitos da obra de Jacques Rancière. Compreende-se que os encontros possibilitaram vivências diversas com audiovisual e atividades abertas ao processo de significação e com ênfase na criação, que qualificam positivamente as tecnologias educacionais. 

Biografia do Autor

Letícia de Andrade, Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala

Graduanda em Psicologia e monitora do Laboratório de Psicologia Social Comunitária na Associação Catarinense de Ensino – Faculdade Guilherme Guimbala – Joinville/SC.

Allan Henrique Gomes, Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala

Psicólogo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Psicologia na UFSC. Professor integrante do Laboratório de Psicologia Social Comunitária na Associação Catarinense de Ensino – Faculdade Guilherme Guimbala – Joinville/SC.

Kátia Maheirie, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia pela UFSC. Mestre e Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e estágio pós doutoral na UNICAMP. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP).

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Publicado

2016-11-09