Voz, escuta e autoria narrativa: caminhos metodológicos para a produção da linguagem cinematográfica no contexto da viagem de formação inicial de professores

Autores

  • Roselete Fagundes Aviz Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O texto que me proponho a apresentar é parte de uma investigação que realizei sobre a voz como devir na viagem de formação de professores. Dentre as diversas constatações da pesquisa, destaco aquela acerca de perceber a relação entre a voz da oralidade e a voz midiática no contexto de uma investigação sobre o papel da voz, na escola, enquanto força de ressignificação dos dados da cultura. O quadro teórico contou com estudos de Bakhtin (1998), Barthes (2009), Buckinghan (2003), Ferrés, (1996), Fantin (2006), Girardello (1998; 2009; 2010), Lopes (2003) dentre outros. Neste trabalho, apresento possibilidades metodológicas que as novas tecnologias de informação e comunicação apontam para pensarmos não só no que é a voz, mas também a escuta, os diferentes modos de escuta no exercício de produção cinematográfica como autoria narrativa no contexto da formação inicial de professores.

Biografia do Autor

Roselete Fagundes Aviz, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós doutoranda em Educação. linha de pesquisa: Educação e Comunicação, na Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2012), na Linha de Pesquisa "Ensino e Formação de Educadores".  Realizou parte do seu doutoramento na Universidade Eduardo Mondlane - Centro de Estudos Africanos, Moçambique - África, (Entre março de 2010 a dezembro de 2010). É mestre em Educação na Linha Aprendizagem e Desenvolvimento Humano do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale de Itajaí - Univali (2005). Tem especialização em Organização e Recepção de Textos pela Universidade da Região de Joinville (1997). É graduada em Letras habilitação em Língua e Literatura Portuguesa e em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade da Região de Joinville - FURJ (1996). É pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte ( NICA-UFSC) e do Núcleo de Estudos de Identidade e Relações Interétnicas (NUER-UFSC), ambos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. É editora de seção e membro do corpo editorial da revista “Zero-a-Seis”, publicada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN.

Downloads

Publicado

2017-12-21