Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura do IFPB - Catolé do Rocha
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120802e8190Palavras-chave:
divulgação científica, tecnologia, culturaResumo
A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura do IFPB – Catolé do Rocha (SECITEC.CR) é um evento anual promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Catolé do Rocha (IFPB-CR), cuja sétima edição, que ocorreu em dezembro de 2022, teve como tema geral o "Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil". O evento contemplou as seguintes atividades: painel de abertura, mostra de trabalhos científicos, mostra artístico cultural, circuito de oficinas e minicursos, festival de diversidade hispânica e gincana. Além disso, a SECITEC.CR envolveu docentes, discentes, técnicos e alunos do IFPB-CR, parceiros sociais, palestrantes, oficineiros e avaliadores externos e ex-alunos. Durante o evento, foi possível perceber um grande engajamento dos discentes, principalmente nas atividades culturais e esportivas. A mostra de trabalhos científicos incentivou a aprendizagem ativa e significativa por meio de técnicas e métodos científicos, preparando os discentes para eventos científicos externos. Já o circuito de oficinas e minicursos possibilitou que os discentes tivessem acesso a conhecimentos além do currículo.
Downloads
Referências
BASTOS, F. A Pesquisa em Educação em Ciências e a Formação de Professores. Ciência e Educação, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 299-302, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/GS5K6bfJyhpkTPTgJVB4Btt/. Acesso em: 06 nov. 2023.
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. São Paulo: Cepeusp, 1995.
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2001.
BROTTO, F. O. Pedagogia da cooperação: cultivando um mundo onde todos podem VenSer juntos. Florianópolis: Projeto Cooperação, 2016. Disponível em: https://www.corais.org/sites/default/files/4.4_pedagogia_da_cooperacao_para_pos_-_fabio_brotto_2016.pdf. Acesso em: 06 nov. 2023.
BENEDETTI FILHO, E.; RODRIGUES, L. A.; FERNANDES, I. N. Feira de ciências: relação entre a extensão universitária e a formação docente. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 120-132, jul./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/20253. Acesso em: 06 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de desenvolvimento institucional 2020 - 2024. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. João Pessoa, 2014. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/transparencia/documentos-institucionais/documentos/pdi_ifpb20202024.pdf. Acesso em: 06 nov. 2023.
RAMALHO, P. F. N. et al. Clubes de Ciências: educação científica aproximando universidade e escolas públicas no litoral paranaense. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2011. p. 1-11. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1074-1.pdf. Acesso em: 06 nov. 2023.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo. Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.