Experiências de educomunicação e formação em educação ambiental da Sala Verde “Observatório de educação, saúde, cidadania e justiça socioambiental do Vale do Itajaí (SC - Brasil)”
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120702202324Palavras-chave:
arte-educação-ambiental, educação patrimonial, diálogos, Sala Verde Itajaí, políticas públicasResumo
O artigo apresenta as experiências e ações do Projeto da Sala Verde “Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Socioambiental - Vale do Itajaí (SC)”, denominado de Projeto Sala Verde Itajaí, no ano de 2017. As “Salas Verdes” são uma política pública do Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Governo Federal. Em Itajaí (SC) a Sala Verde é gerida pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) por meio do Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da atual Escola Politécnica. A partir da perspectiva crítica e transformadora da Educação Ambiental, são descritos e analisados resultados dos três subprojetos: “Educomunicação e Circuito Tela Verde”; “Formação em Educação Ambiental para Gestão Participativa e Políticas Públicas” e “Espaço de Exposições Sala Verde”, que integram o projeto político pedagógico da Sala Verde Itajaí. São detalhados os processos metodológicos adotados, que seguem um ciclo contínuo de sistematização envolvendo as etapas de “Planejar - Executar - Avaliar - Comunicar”, em especial a produção de educomunicação dos projetos e ações de extensão do LEA, via digitalização do seu acervo e atualização do seu Canal de Educomunicação. As atividades são fundamentadas pelos princípios éticos e pela luta contra a opressão vivenciada pelos cidadãos, por meio de intervenções integradas de extensão, ensino e pesquisa. Além disso, são produzidos materiais didáticos audiovisuais e de educomunicação a partir dessas ações, em colaboração com os editores sociais envolvidos. Entre estas experiências destacam-se: 1) Curta-metragem “Mais que a Lama: Memórias, Ausências e História” coeditado com famílias atingidas pelo crime socioambiental das mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton no município de Mariana (MG); 2) Vídeo tutorial “Como fazer uma composteira caseira”; e 3) Exposição interativa “É Preciso Ter Força!”. Essas experiências contemplaram o uso dos recursos audiovisuais, estéticos para fomentar as reflexões e os diálogos de saberes sobre as problemáticas socioambientais de nossa sociedade.
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