Experiências de educomunicação e formação em educação ambiental da Sala Verde “Observatório de educação, saúde, cidadania e justiça socioambiental do Vale do Itajaí (SC - Brasil)”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120702202324

Palavras-chave:

arte-educação-ambiental, educação patrimonial, diálogos, Sala Verde Itajaí, políticas públicas

Resumo

O artigo apresenta as experiências e ações do Projeto da Sala Verde “Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Socioambiental - Vale do Itajaí (SC)”, denominado de Projeto Sala Verde Itajaí, no ano de 2017. As “Salas Verdes” são uma política pública do Ministério do Meio Ambiente (MMA) do Governo Federal. Em Itajaí (SC) a Sala Verde é gerida pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) por meio do Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da atual Escola Politécnica. A partir da perspectiva crítica e transformadora da Educação Ambiental, são descritos e analisados resultados dos três subprojetos: “Educomunicação e Circuito Tela Verde”; “Formação em Educação Ambiental para Gestão Participativa e Políticas Públicas” e “Espaço de Exposições Sala Verde”, que integram o projeto político pedagógico da Sala Verde Itajaí. São detalhados os processos metodológicos adotados, que seguem um ciclo contínuo de sistematização envolvendo as etapas de “Planejar - Executar - Avaliar - Comunicar”, em especial a produção de educomunicação dos projetos e ações de extensão do LEA, via digitalização do seu acervo e atualização do seu Canal de Educomunicação. As atividades são fundamentadas pelos princípios éticos e pela luta contra a opressão vivenciada pelos cidadãos, por meio de intervenções integradas de extensão, ensino e pesquisa. Além disso, são produzidos materiais didáticos audiovisuais e de educomunicação a partir dessas ações, em colaboração com os editores sociais envolvidos. Entre estas experiências destacam-se: 1) Curta-metragem “Mais que a Lama: Memórias, Ausências e História” coeditado com famílias atingidas pelo crime socioambiental das mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton no município de Mariana (MG); 2) Vídeo tutorial “Como fazer uma composteira caseira”; e 3) Exposição interativa “É Preciso Ter Força!”. Essas experiências contemplaram o uso dos recursos audiovisuais, estéticos para fomentar as reflexões e os diálogos de saberes sobre as problemáticas socioambientais de nossa sociedade.

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Biografia do Autor

José Matarezi, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), com habilitações em Oc. Biológica e Oc. Geológica. Tem Especialização em Educação e Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 1996). Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE - 2017). Doutorando em Patrimônio Cultural e Sociedade na Univille (2019-2022). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), onde coordena o Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT). Foi colaborador da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR - 2000/2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental Comunitária e Unidades de Conservação, Arte-Educação-Ambiental (AEA) e Educação Patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, percepção ambiental, gestão participativa, conservação e desenvolvimento local, metodologias e processos de formação em Educação Ambiental, etnoconhecimento, educação estética e movimentos sociais, patrimônio cultural, identidade e memória. Integra o conselho consultivo do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA). 

Elielson Bernardino, Universidade do Vale do Itajaí

Internacionalista e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Com interesses e estudos em Geopolítica, Marketing, Cinema e Audiovisual, Educação Ambiental, Comportamento Humano e Filosofia. Produtor audiovisual. 

André Luis Bembém , Universidade do Vale do Itajaí

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Itajaí, onde atuou principalmente no Laboratório de Educação Ambiental, em projeto de extensão denominado Sala Verde: Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Socioambiental do Vale do Itajaí (SC), que possuí como foco principal a informação e formação ambiental. Experiência de atuações com educação ambiental, monitoramento de praias, manejo, conservação e resgate de fauna marinha, e no levantamento de dados pesqueiros e pesquisa socioeconômica com pesca artesanal. Atualmente desempenha a função de supervisor técnico no Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado de Santa Catarina (PMAP-SC). Integra o grupo de pesquisa interdisciplinar do Programa de Educação, Arte e Ciência Trilha da Vida com Educação Ambiental Crítica, Emancipatória, Popular e Transformadora. Possui interesse de atuação e pesquisa em educação ambiental, estratégias mitigadoras para captura incidental, realizadas principalmente pela pesca de pequena escala, além do interesse de atuação em pesquisas na área de proteção e conservação de marinha. Principais temas de interesse: Educação Ambiental; Espécies Ameaçadas e Vulneráveis; Pesca Artesanal, Captura Incidental e Conservação Marinha.

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Publicado

2024-02-19

Como Citar

MATAREZI, José; BERNARDINO, Elielson; BEMBÉM , André Luis. Experiências de educomunicação e formação em educação ambiental da Sala Verde “Observatório de educação, saúde, cidadania e justiça socioambiental do Vale do Itajaí (SC - Brasil)”. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5965/259464120702202324. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23754. Acesso em: 13 nov. 2024.