Extensão universitária no contexto do grupo Pet Conexões – Gestão Ambiental

Autores

  • Celson roberto Canto-silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Willian Axl Espindola Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Barbara Pereira Vidal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Laise da Silva Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Evandro Damasceno Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Rafael de Borba Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Igor Murilo de Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Michelle Leao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Aline Farias de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Rene Spencer e Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Jose Mauricio Morinico Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml
  • Ana Carla Simone de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464120802e3755

Palavras-chave:

educação tutorial, ensino, institutos federais

Resumo

Em consonância com a Política de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o grupo do Programa de Educação Tutorial  (PET Conexões – Gestão Ambiental desenvolve, desde 2010, ações de extensão baseadas na interação dialógica, que visam impactar na formação do estudante e na transformação social. Utilizando a educação ambiental como principal estratégia, o grupo vem buscando, ao longo desse período, contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável, envolvendo em suas atividades, escolas, comunidades em vulnerabilidade e público em geral. O objetivo do presente trabalho é registrar as ações realizadas pelo grupo PET no ano de 2022, o primeiro após o período pandêmico da COVID-19, no qual as atividades voltaram a ser presenciais, embora apenas parcialmente. São relatadas quatro ações relacionadas à temática socioambiental, as quais objetivaram a divulgação e discussão científica. Na primeira delas, buscou-se fomentar no âmbito de espaços educativos a discussão da temática Emergência Climática. Esta foi uma ação presencial que abrangeu quatro instituições de ensino. A segunda ação refere-se à criação de um podcast para discussão de temas socioambientais - o Balbúrdia Ambiental. De maneira semelhante, foi criada uma revista eletrônica - a PETNEWS - que objetivou divulgar as ações do Grupo no âmbito interno e externo da instituição. Por fim, foi realizada a segunda edição do Ciclo de Debates Socioambientais, evento que abordou o tema “produção de alimentos no contexto do espaço urbano”. Todas as ações obtiveram êxito, abrangendo a quantidade prevista de público e gerando discussões que apontaram para a perspectiva de continuação dos projetos, assim como para a promoção de outras ações que visem a construção da cidadania ambiental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 30 mar. 2023.

DURANTE, L. S.; ESPINDOLA, W. A; SILVA, C. R. S.; VIDAL, B. P. A contribuição da revista digital PET News para a divulgação do PET Conexões - Gestão Ambiental. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 29.; SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO, 7., 2022, Bento Gonçalves. Anais [...]. Bento Gonçalves: SEMEPT, 2022.

IFRS. Resolução CONSUP nº 058/2017 - Política de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2017a. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/08/Resolucao_058_17_Completa.pdf

IFRS. INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEX/IFRS Nº 06/2017. Sugestões de subáreas para cada área temática e linhas de extensão adotadas no IFRS, bem como suas formas de operacionalização mais frequentes, 2017b. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/12/IN-06-2017-%C3%81reas-tem%C3%A1ticas-e-linhas-de-extens%C3%A3o.pdf.

IPCC. The Intergovernmental Panel on Climate Change. Summary for policymakers - Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press. p. 3–32, 2021. Disponível em: https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/.

MEC. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de Educação Tutorial - PET. Manual de orientações básicas. Brasília, MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf.

MORAIS, E. D.; ESPINDOLA, W. A; SILVA, C. R. S.; DURANTE, L. S. Criação do podcast Balbúrdia Ambiental para debater questões sobre o meio ambiente. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 29.; SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO, 7., 2022, Bento Gonçalves. Anais [...]. Bento Gonçalves: SEMEPT, 2022.

OLIVEIRA, A. F.; SILVA, C. R. S.; ABREU, L. M.; VIDAL, B. P. Podcast Balbúrdia Ambiental, episódio quatro: a problemática dos microplásticos. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 29.; SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO, 7., 2022, Bento Gonçalves. Anais [...]. Bento Gonçalves: SEMEPT, 2022.

UNEP. Por dentro da corrida de dez anos para salvar o planeta. 2021. Disponível em: http://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/por-dentro-da-corrida-de-dez-anos-para-salvar-o-planeta.

VIDAL, B. P.; ESPINDOLA, W. A.; BIELEWSKI, A. P.; GASPAR, M. V.; MORAIS, E. D.; DURANTE, L. S.; ABREU, L. M.; THUME, V. M.; OLIVEIRA, A. F. Emergência climática: quanto tempo nós temos? Porto Alegre: Plataforma EduCAPES, 2022. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716137.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

CANTO-SILVA, Celson roberto et al. Extensão universitária no contexto do grupo Pet Conexões – Gestão Ambiental. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 2, 2024. DOI: 10.5965/259464120802e3755. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23694. Acesso em: 21 dez. 2024.