Extensão universitária no contexto do grupo Pet Conexões – Gestão Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120802e3755Palavras-chave:
educação tutorial, ensino, institutos federaisResumo
Em consonância com a Política de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET Conexões – Gestão Ambiental desenvolve, desde 2010, ações de extensão baseadas na interação dialógica, que visam impactar na formação do estudante e na transformação social. Utilizando a educação ambiental como principal estratégia, o grupo vem buscando, ao longo desse período, contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável, envolvendo em suas atividades, escolas, comunidades em vulnerabilidade e público em geral. O objetivo do presente trabalho é registrar as ações realizadas pelo grupo PET no ano de 2022, o primeiro após o período pandêmico da COVID-19, no qual as atividades voltaram a ser presenciais, embora apenas parcialmente. São relatadas quatro ações relacionadas à temática socioambiental, as quais objetivaram a divulgação e discussão científica. Na primeira delas, buscou-se fomentar no âmbito de espaços educativos a discussão da temática Emergência Climática. Esta foi uma ação presencial que abrangeu quatro instituições de ensino. A segunda ação refere-se à criação de um podcast para discussão de temas socioambientais - o Balbúrdia Ambiental. De maneira semelhante, foi criada uma revista eletrônica - a PETNEWS - que objetivou divulgar as ações do Grupo no âmbito interno e externo da instituição. Por fim, foi realizada a segunda edição do Ciclo de Debates Socioambientais, evento que abordou o tema “produção de alimentos no contexto do espaço urbano”. Todas as ações obtiveram êxito, abrangendo a quantidade prevista de público e gerando discussões que apontaram para a perspectiva de continuação dos projetos, assim como para a promoção de outras ações que visem a construção da cidadania ambiental.
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