Oficinas matemáticas e suas relações num contexto de extensão universitária

Autores

  • Elaine Poletti Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) image/svg+xml
  • Talia Simões dos Santos Ximenes

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641208012024e3848

Palavras-chave:

extensão universitária, oficinas de matemática, jogos e brincadeiras

Resumo

O presente artigo tem o propósito de apresentar as relações que se estabeleceram com o desenvolvimento de oficinas de matemática, de estudo e abordagens lúdicas, realizadas junto de crianças do espaço Aldeia – Movimento Pró Cultura, uma organização da sociedade civil, em Limeira-SP, de cunho sociocultural. As oficinas foram desenvolvidas por estudantes de cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia, FT-UNICAMP, num contexto de atividades de extensão universitária. As atividades foram programadas com o intuito de atender demandas de crianças, com idade entre 7 e 12 anos, com dificuldades no trato da matemática, e passaram por diversas adaptações ao longo das oficinas, em virtude das respostas ao trabalho realizado. Os fatores que se sobressaíram desta experiência e as reflexões que se faz a respeito do trabalho realizado retratam um cenário de aprendizagem, de troca de saberes, de brincadeiras e de estabelecimento de relações firmadas entre a universidade e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALDEIA. Movimento Pró-Cultura. Disponível em: https://aldeialimeira.org.br/. Acesso em: 21 nov. 2022.

ARANTES, A. R.; DESLANDES, M. S. A extensão universitária como meio de transformação social e profissional. Sinapse Múltipla, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 179-183, 2017.

BASTOS, S. M. C.; SANTOS, D. P. Jogos pedagógicos no ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 5, 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: CEPED, 2013. Disponível em: http://cepedgoias.com.br/edipe/vedipefinal/pdf/gt05/co%20grafica/Suely%20Miranda%20Cavalcante%20Bastos.pdf. Acesso em: 07 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARDOSO, V. C.; SILVA, J. H. A utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, [S. l.], v. 21, n. 33, p. 1-7, 2021. Disponível em https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/33/a-utilizacao-do-domino-como-recurso-para-o-ensino-das-quatro-operacoes-para-uma-turma-do-sexto-ano-do-ensino-fundamental. Acesso em: 03 fev. 2023.

COUTINHO, A. A. S. Desafios em aprendizagens matemáticas com ensino remoto durante a pandemia do COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Campus Universitário de Castanhal, UFPA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4353. Acesso em: 23 mar. 2023.

HAETINGER, M. G. O universo criativo da criança na educação. 4. ed. [S. l.]: Instituto criar, v. 3, 2005.

MACIEL, M. de V. A importância do ensino da matemática na formação do cidadão. Revista Da Graduação, [S. l.], v. 2, n. 2, 2009.

MASOLA, W. J.; ALLEVATO, N. S. G. Dificuldades de aprendizagem matemática de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 64-74, 2016.

MOURA JÚNIOR, M. D.; MANHÃES, C. M. C.; DIANA, J. V. A.; OLIVEIRA, P. C. Ensino de ciências exatas para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. Revista Eletrônica de Extensão - Extensio, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 56-67, 2020.

OLIVEIRA, M. C.; CONEJO, P. Jogos matemáticos como elemento de aprendizagem. In: HASPER, R. et al. (org.). Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2016. v.1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_mat_artigo_marcia_crestina_de_oliveira.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.

PEREIRA, V. L. S. O uso dos jogos, como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático nas series iniciais do ensino fundamental. Revista Psicologia & Saberes, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 157-171, 2020.

RIZZO, A. J.; POLETTI, E. C. C. Alinhamento Construtivo e Taxonomia SOLO: relações com o sistema de domínio khan academy. Revista Brasileira de Informativa na Educação, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 1091-1106, 2021.

ROCHA, C. S. da; SILVA, G. F. da; ROCHA, J. S.; SILVA, J. E. Ensino da matemática em níveis fundamental e médio: utilizando jogos como ferramentas didáticas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, e26010615756, 2021.

RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 141-148, 2013.

SANTANA, R. R.; SANTANA, C. C. de A. P.; NETO, S. B. da C.; OLIVEIRA, E. C. de. Extensão universitária como prática educativa na promoção da saúde. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e98702, 2021.

SEVERINO, A. J. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 14, n. 2, p. 253-266, 2009.

SILVA, B. H. M. dos S. et al. Jogos matemáticos como ferramenta educacional lúdica no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.],v. 4, p. 246-254, 2022.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

POLETTI, Elaine; TALIA SIMÕES DOS SANTOS XIMENES. Oficinas matemáticas e suas relações num contexto de extensão universitária. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.5965/2594641208012024e3848. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23660. Acesso em: 21 nov. 2024.